sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA


VIDA E MORTE DA DEMOCRACIA
Esta obra de John Keane poderá surpreender o leitor: será que podemos realmente ter a certeza de que a democracia teve as suas origens na Grécia antiga? Como é os ideais e as instituições democráticas adquiriram os contornos e a forma que têm nos nossos dias? Estará esta forma de governo condenada a desaparecer?

JOHN KEANE é professor de Política na Universidade de Westmisnter e fellow da Royal Society of Arts. Foi um dos fundadores do Centre for the Study of Democracy, consultor das Nações Unidas e é membro da American Institutions of Democracy Comission. É, também, autor de Global Civil Society?, Václav Havel:a Political Tragedy in Six Acts e do galardoado Tom Paine: A Political Life.


A FELICIDADE PARADOXAL.
Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo.
Numa sociedade em que a melhoria contínua das condições de vida materiais praticamente ascendeu ao estatuto de religião, viver melhor tornou-se uma paixão colectiva, o objectivo supremo das sociedades democráticas, um ideal nunca por demais exaltado. Entrámos numa nova  fase do capitalismo que fez surgir  o "Homo consumericus", voraz, móvel, flexível, imprevisível nos seus gostos e nas suas compras e sedento de experiências emocionais e de (mais) bem-estar, de marcas, de autenticidade, de imediatidade, de comunicação. Mas estes prazeres privados originam uma felicidade paradoxal: nunca o indivíduo contemporâneo atingiu um tal grau de abandono.

GILLES LIPOVETSKY é professor agregado de Filosofia na Universidade de Grenoble, membro do Conseil d’analyse de la societé, órgão consultivo do primeiro-ministro de França, e do Conseil nationale des programmes, do Ministério da Educação.

Boas leituras.
Pub. Miguel Beato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.