sexta-feira, 20 de novembro de 2009

8 COISAS QUE NÃO SABE SOBRE F. LOUÇÃ




1) Apesar de ter apenas 17 anos em 25 de Abril de 1974, Francisco Louçã ainda teve tempo de experimentar as prisões da PIDE/DGS. Foi preso em 30 de Dezembro de 1972, na Capela do Rato em Lisboa, onde decorria uma vigília contra a guerra colonial, na véspera do Dia Mundial da Paz.
2) O seu livro "Turbulência na Economia", que condensa a sua tese de doutoramento pelo ISEG, foi levado para o túmulo, por sua expressa vontade, pelo Prof. Francisco Pereira de Moura, acompanhado de "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós, e "Viagem à Lua", de Júlio Verne.
3) No Verão de 1969, Louçã estreou-se como servente de pedreiro na construção de uma capela e um posto da telescola na localidade de Azervadinha, no concelho de Coruche. O "dono da obra" era o P.e Armindo Garcia, seu professor no Liceu Padre António Vieira, hoje pároco na Ericeira.
4) Concluiu os estudos secundários no Liceu Padre António Vieira, em Lisboa, com a média geral de 18 valores, e foi distinguido com o Prémio D. Diniz, reservado aos melhores alunos do país. Porém, estive em risco de ser expulso do ensino - foi condenado a 14 dias de suspensão por ter feito uma greve.
5) Marcello Caetano - que fora professor da sua mãe, Noémia, na Faculdade de Direito e a conhecia bem -, perguntou-lhe uma vez, tinha Francisco 14 anos, para que curso pensava ir no fim do secundário. "Económicas", respondeu o rapaz. "Um antro de comunistas!", comentou o antigo presidente do Conselho. O que só veio reforçar a sua decisão pelo curso.
6) Não é o primeiro na família a ser deputado à Assembleia da República. O seu avô materno, António Neves Anacleto, precedeu-o em 1978 - tinha então 81 anos - na bancada do PPD, para cujas listas fora convidado por outro Francisco: Sá Carneiro.
7) Gosta de comer bem e de fazer incursões por paladares exóticos - comida tailandesa ou vietnamita, por exemplo. Gosta muito de comida moçambicana, como o marisco grelhado (em rapaz viveu em Moçambique). E gaba-se de saber cozinhar um bom bacalhau espiritual.
8) Há alguns anos, fez crítica de cinema - uma das suas paixões - na TSF, num 'mano a mano' com Paulo Portas. A iniciativa terminou por desistência deste.

2 comentários:

  1. um homem assim tão perfeito! Ainda vais casar com ele.

    ResponderEliminar
  2. Se o teu governo conseguir aprovar a leizinha caso é contigo, filho!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.