
No programa do XVIII Governo Constitucional propõe-se a promoção do "pleno acesso dos imigrantes aos direitos sociais". Embora não esteja totalmente claro que isto significa o direito ao voto dos imigrantes em todas as eleições em Portugal, Paulo Mendes da Plataforma de Associações de Imigrantes acredita que assim será, até porque o ministro da Presidência na legislatura anterior, Pedro Silva Pereira, admitiu em 2008 conceder no âmbito de uma revisão constitucional feita pelo Parlamento o referido direito aos imigrantes legais no nosso País.
Os gráficos acima mostram-nos a realidade em Marvila no tocante à Imigração, onde comparando com as restantes freguesias de Lisboa somos a 2ª maior acolhedora de cidadãos imigrantes.
No entanto a situação não está fácil para os imigrantes no nosso País. O insucesso e abandono escolar dos filhos dos mesmos é elevada, e pior ainda, dada a conjuntura de crise mundial, muitos estão a regressar ao seu País de origem, por não conseguirem encontrar por cá o emprego ambicionado. No que toca concretamente aos cidadãos Brasileiros existe uma motivação suplementar para regressar às origens, os dados da economia Brasileira indicam que o País vai no bom caminho e que a crise mundial não tem abalado de forma significativa as estruturas do mesmo.
Pela amostra junta aquilo que o Bloco tem para oferecer aos emigirantes é vodka e afins.
ResponderEliminar