quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Empréstimo do Urbanismo e Plano Local Habitação voltam à reunião de Câmara hoje


A proposta de contracção de um empréstimo de 120 milhões de euros para reabilitação urbana, antes chumbada pela Assembleia Municipal, volta hoje, quarta-feira, a ser apresentada reunião da Câmara de Lisboa por António Costa.
O dinheiro destina-se a concretizar o Plano de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana, que envolve a reabilitação de mais de uma centena de edifícios em zonas históricas como Bairro Alto, Alfama e Castelo, além da recuperação de escolas e equipamentos culturais. O financiamento, a aplicar em intervenções que decorrerão entre 2010 e 2012, não conta para os limites de endividamento fixado pela lei das Finanças Locais.
 Propõe-se agora que os 61,1 milhões sejam garantidos pelo Banco Português de Investimento e pela Banca Infrastrutture Innovazione e Sviluppo.
De acordo com o plano de investimento, 4,5 milhões serão aplicados em edifícios dispersos para arrendamento, 16,9 destinam-se a reabilitar edifícios municipais e reconverter espaço público, mais de três milhões são para devolutos, mais de 29 milhões para recuperar equipamento escolar, 12,2 para equipamentos culturais e mais de 30 milhões para edifícios no Bairro Alto, Alfama, Castelo e Baixa-Chiado.
Também chumbado pela maioria social-democrata da Assembleia Municipal no anterior mandato, o Programa Local de Habitação, elaborado sob coordenação da vereadora Helena Roseta, volta a ser analisado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.