domingo, 13 de dezembro de 2009

Petição online já ultrapassou 10 milhões de assinantes e continua a crescer

Petição próxima dos 11 milhões de assinantes

A petição online criada pela TckTckTck (em português TicTacTicTac), um movimento global que representa centenas de organizações ambientalistas (incluindo a portuguesa Quercus), sindicatos, indivíduos e até grupos religiosos, está próxima de atingir os 11 milhões de assinantes. A uma só voz, cidadãos de todo o mundo exigem um novo acordo que estabeleça metas mais ambiciosas para a redução das emissões de carbono. Numa adesão sem precedentes, a iniciativa é prova do crescente envolvimento da sociedade civil em questões ambientais.
É como se Portugal inteiro se manifestasse em uníssono, exigindo aos líderes mundiais um travão ao rumo suicida que o planeta leva. Estima-se que pela segunda semana da conferência de Copenhaga a petição TckTckTck chegue mesmo aos 11 milhões de assinantes e contribua assim para o esperado sucesso da cimeira, que para muitos é já considerada histórica.

Sob o mote “O mundo está pronto”, a campanha global, cujo nome simboliza uma espécie de bomba relógio, alerta para as nefastas consequências do aquecimento global, caso a comunidade política não passe à acção. “As alterações climáticas estão a pôr a vida na Terra em risco”, lê-se no site. “Ainda há tempo para construir um mundo mais verde e seguro. Mas o tempo está a passar”, sentenciam.

O aviso é real e no mínimo preocupante: recentemente, foi confirmado pela comunidade científica o desaparecimento da ilha Lohachara, na Índia, uma ilha que já foi habitada por cerca de 10 mil pessoas. E o mesmo fatal destino poderá estar reservado às Ilhas Carteret, na Papua-Nova Guiné, ao Tuvalu, país ilha situado no Pacífico, ou às Ilhas Maldivas, caso o nível das águas continue a subir, numa consequência directa do aquecimento global.

Justo, ambicioso e vinculativo

Com um papel determinante na mobilização da sociedade civil, a ONG exige um acordo que seja, citando, “justo, ambicioso e vinculativo”, capaz de prevenir que a catástrofe atinja dimensões apocalípticas.

Segundo o que consideram “justo”, o acordo deve comprometer os países desenvolvidos à redução das emissões de carbono em 40 por cento até 2020, criar planos de contingência para ajudar os países pobres a sobreviver às crises climáticas e proteger as comunidades marginalizadas nos países ricos e pobres.

Já a “ambição” aponta para a garantia de que as emissões de gases com efeito estufa atinjam o pico até 2015, para depois diminuírem progressivamente de modo a assegurar uma concentração até 350ppm na atmosfera. A petição reivindica ainda que se abra a porta aos “clean jobs” e ao acesso universal à energia “limpa”, de modo a estabelecer as condições necessárias a um sustentável e próspero futuro para a humanidade, fauna e flora.

No aspecto legal, a aliança global espera um acordo internacional vinculativo.

Os números da petição podem ser consultados através do site da TckTckTck. A ONG disponibiliza também a cobertura integral da cimeira, através do OneClimate.net Channel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.