quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Barack Obama recebe hoje o Nóbel da paz


Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»
"O Comité Nobel Norueguês decidiu que o Prémio Nobel da Paz 2009 será atribuído ao presidente Barack Obama por seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. O comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares."

"Como presidente, Obama gerou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições podem desempenhar".

"Preferimos o diálogo e as negociações como instrumentos para resolver inclusive os conflitos internacionais mais difíceis. A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente as negociações sobre o desarmamento e o controle armamentista. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos desempenham actualmente um papel mais construtivo para enfrentar os grandes desafios climáticos que o mundo enfrenta. A democracia e os direitos humanos serão fortalecidos."

"Raríssimas vezes uma pessoa atraiu a atenção mundial e deu a seu povo a esperança de um futuro melhor, tanto como Obama".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.