segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

As 60 horas são "um regresso ao século XIX"



O BE apresentou hoje uma alteração ao Código do Trabalho para impedir o alargamento das 40 horas de trabalho semanais para 60.

"O anterior Governo do PS, particularmente o ministro Vieira da Silva, quando discutiu o Código do Trabalho invocou muito a conciliação da vida familiar e pessoal com a vida profissional, mas a verdade é que produziu um código que nesta matéria é um autêntico veneno" (Mariana Aiveca, deputada do BE, no final da reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal).

Este sindicato entregou na semana passada um pré-aviso de greve nos hipermercados para o próximo dia 24, véspera de Natal, devido à possibilidade do aumento do horário de trabalho de quarenta para sessenta horas por semana. Para Mariana Aiveca, esta medida "representa um retrocesso de civilização" e uma afronta à "luta que gerações e gerações travaram para este horário de trabalho" de quarenta horas ser estabelecido.

Refere ainda a deputada: "Nós não aceitamos que, de um dia para o outro, qualquer patrão venha dizer ao trabalhador que amanhã tem de trabalhar doze horas, isto não é conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional, isto é exactamente o regresso às leis do século XIX".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.