quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O factor de (in)sustentabilidade da reforma


Devido às últimas alterações introduzidas pelo governo nas regras de cálculo das pensões, restam apenas estas duas opções ao trabalhador para assegurar uma reforma menos baixa: ou descontar mais ao longo da vida activa ou trabalhar mais tempo. A introdução do factor de sustentabilidade implica que o trabalhador terá de escolher entre submeter-se a inúmeros cortes à medida que aumenta a esperança média de vida (em 2009,a penalização é de 1,32%) ou trabalhar mais tempo, depois de feitos os 65 anos

O que é grave é que os mais prejudicados serão os que recebem os salários mais baixos ou mesmo o salário mínimo uma vez que a possibilidade de descontar mais implica reduzir o salário para valores insuficientes muitas vezes para a própria sobrevivência. Para conseguir compensações, estes trabalhadores terão sempre de trabalhar mais tempo.

Cumpre lembrar que as propostas do Bloco de Esquerda (e do PCP) que previam a reforma sem penalizações aos 40 anos de descontos, independentemente da idade, foram chumbadas no passado mês de Novembro pelos votos das bancadas do PS e do PSD. 

Lê integralmente o artigo aqui.  

2 comentários:

  1. para quem trabalha desde os 15 anos (por ex) esta é uma tremenda injustiça dado que quem já foi sacrificado enquanto novo (entrou mais cedo no mercado trabalho) volta agora a ser sacrificado porque acaba com mais anos de trabalho quando atinjir a idade de reforma.
    Exemplo
    Um individuo teve que ir trabalhar aos 15 e quando atingir os 65 (idade para não ser penalizado na reforma) trabalhou 50 anos ..

    Um individuo foi trabalhar a partir dos 25, quando atingir 65 terá trabalhado menos 10 anos que o primeiro caso mas receberá a pensão por inteiro.

    Não seria mais justo ambos receberem a pensão sem penalizações, independentemente da idade, mas anetes pelo nº anos trabalhados?

    Nota: Segundo a lei do PS, quem atinge a idade de 65 anos mas não tiver os 40 anos de descontos ainda, é na mesma penalizado.


    Sei que em Marvila há imensa gente que começõu a trabalhar muito cedo e que percebe o que estou a dizer.

    A Lage

    ResponderEliminar
  2. A Laje,

    Vou tentar pedir-lhe o impossível: objectividade.

    Pensão por inteiro?
    40 anos e 50 anos?

    Perca um bocadinho de tempo do muito que deve ter e leia a lei. Depois escreva o que lhe aprouver, mas com conhecimento.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.