sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

C Municipal de Lisboa pretende recuperar projecto de Óscar Niemeyer em Marvila



O Presidente da C. Municipal de Lisboa, António Costa, tenciona recuperar o projecto de Óscar Niemeyer, para a construção no Bairro dos Alfinetes, Marvila, do sumptuoso edifício da Fundação Luso-brasileira.
O projecto, no qual se empenharam em tempo figuras como Mário Soares, incluía, além do edifício-sede, um anfiteatro em forma de cilindro, uma zona comercial, espaços para exposições e biblioteca, num total de 16.000m2.
No final dos anos 90 iniciaram-se as fundações no terreno acabando por ser levantada uma primeira estrutura em cimento, abaixo do nível do solo. Após  algum tempo a obra parou (segundo consta por falta de verbas) e mais tarde o terreno acabaria por voltar à posse da Câmara Municipal Lisboa.
Agora encontra-se há mais de 10 anos em escombros, servindo como depósito de entulhos.
No meio disto tudo,   vem agora o Presidente da Câmara Lisboa (Jornal Publico) dizer que pretende recuperar o projecto. No entanto também já havia sido dito que seria o local do novo Poli-desportivo de Chelas.. além de que  agora vem ai a nova travessia do Tejo..
O que é facto é que aquele espaço encontra-se ao abandono à demasiado tempo, têm andado a servir  de deposito de lixo e a dada altura  os materiais em chapa de ferro que vedavam a zona desapareceram.
Neste momento aquele espaço volta a ser um local perigosissimo por se encontrar desprotegido. Um local  aliás, onde outrora uma criança morreu ao cair para dentro das fundações da obra. Ora  isso é intolerável..
Esperemos então que a situação seja rapidamente desbloqueada de forma a que se possa apagar da memória da freguesia , a imagem bastante negativa de todo este projecto que se chama Fundação Luso Brasileira, que começou bastante mal e que não há maneira de chegar a bom porto.
António Lage

3 comentários:

  1. O Senhor sabe o que é plágio?
    Onde é que foi buscar esta notícia?
    E com que lata o assina?

    Nas "alegações finais" não deixa espressa a sua opinião: o que pretende do projecto?

    icos para ali? Nem pesnar? Bom bom era um centro comercial com maeia dúzia de barracas a vender souvenirs. Que acha da ideia?

    ResponderEliminar
  2. É um facto que a notícia original é do jornal "Público" do dia 16 de Dezembro de 2009.

    Aqui fica o link para a mesma notícia:

    http://www.publico.clix.pt/Local/antonio-costa-nao-vai-desistir-de-projecto-de-niemeyer-em-terrenos-que-tem-ao-abandono_1414138



    Não se pode afirmar que o Sr. António Lage copiou a notícia orginal do "Público", mas não atribui a fonte da informação ao referido jornal.


    Ao ler-se o post, fica-se com a sensação errada de que a informação é proveniente do Bloco de Esquerda de Marvila, quando, na realidade, assim, não o corresponde.

    O Sr. António Lage deveria ter mais cuidado ao escrever determinadas informações, sem atribuir a fonte da informação.

    Deveria invocar a fonte da informação.

    Não é correcto o Bloco de Esquerda de Marvila dar a sensação aos leitores deste Blog, a falsa ilusão de que certas informações provêm de fontes próprias, quando assim não se verifica.


    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. :-) que exagero..

    nest post a dada altura, até refiro o nome do jornal em questão (Jornal Público), se lêr novamente o Post verá que é verdade o que digo. De resto da noticia apenas retirei o facto da CM Lisboa voltar a recuperar o projecto e pouco mais. Se comparar as duas noticias verá que a maior parte da informação do Post não advém de lá, sobretudo após o segundo parágrafo. Agora que está ai um link da noticia que serviu de base, faça-se a comparação.

    Saudações esquerdistas.

    António Lage

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.