sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ministério da Saúde subiu em 53 milhões o limite para a construção do novo hospital de Lisboa Oriental - Hospital de todos os santos, em Marvila

Hospital de Todos-os-Santos

As empresas que querem construir o hospital de todos os santos  podem apresentar propostas um pouco mais caras, pois o Ministério da Saúde subiu em 53 milhões de euros o limite para a construção do novo hospital de Lisboa Oriental, o que aumenta as possibilidades dos consórcios apresentarem propostas dentro do novo tecto.

Quando, em 2008, foi lançado o concurso em regime de parceria público-privada para a construção do hospital de Todos-os-Santos, o Estado fixou um tecto de 377 milhões de euros (o chamado custo público comparável) às propostas dos concorrentes. Agora, na recta final do concurso - Somague e Soares da Costa deverão entregar as propostas finais ainda este mês - o novo valor fixado pelo Estado é de 430 milhões de euros.

Segundo fonte oficial do Ministério da Saúde, a alteração do valor acontece porque "se detectou que havia omissões de facto e comprovadas, nomeadamente tendo em conta as actuais exigências de segurança e de qualidade de ar dos equipamentos hospitalares".

Inovações:

- A área de cirurgia, por exemplo, inclui a ortopedia, a cirurgia plástica, a neurologia, etc. As camas vão ser todas em quartos individuais – que deverão estar preparados para duplicarem esta capacidade, se for preciso.
- O novo hospital terá uma forte vertente universitária, com um centro de ensino e um centro de investigação, um auditório e salas de alunos.
- Outras das características inovadoras do Todos-os-Santos é a componente de apoio à família, já que terá uma creche para os filhos dos trabalhadores. A inauguração está prevista para 2012.

Base da noticia: Diario Económico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.