terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


[Espaço aberto a comentários heterodoxos]

Pertenço a um grupo de pessoas que certamente os leitores deste blogue não apreciam muito: os liberais. E desse modo, pode perguntar-se o que faz aqui um liberal.
Os liberais, apesar de serem poucos em Portugal, andam em todo o lado, e também nos blogues de esquerda e gostam das miúdas giras de esquerda. Além do mais, também têm amigos de esquerda que depois os convidam para participar em blogues de esquerda... para conhecer miúdas de esquerda.
E como fui convidado por bons amigos do BE decidi aceitar e deixar aqui as minhas opiniões e pelas quais serei o único responsável. Por isso caros leitores,  caso não venham a gostar dos meus “posts”  peço-vos apenas que dirijam todas as críticas a mim e não aos meus amigos que mantêm este blogue simpático, democrático e aberto.
Infelizmente não me prometeram que fosse conhecer miúdas de esquerda o que só reforça as minhas convicções liberais.


Por último, o símbolo que aqui vêem é o da bíblia dos liberais – The Economist. Mesmo que não gostem, têm uma boa ferramenta para treinar o inglês.

Que comecem as hostilidades!


“Tricky” Sócrates

“Tricky” foi a alcunha que os americanos deram a Richard Nixon. Tal adjectivo devia-se ao facto de o antigo Presidente americano estar constantemente associado a tramóias, esquemas e manhas.

Nixon tinha ainda uma obsessão pelos media e com aquilo que os jornalistas diziam dele. Se quiserem aprofundar o tema podem ler o brilhante “Nixon and Kissinger - Partners in Power”.

Sócrates, o nosso Primeiro-Ministro inseguro, obcecado, manipulador, mentiroso e com um passado muito nebuloso, partilha com Nixon uma obsessão doentia por controlar os media e uma intolerância visceral à divergência de opiniões. O episódio Mário Crespo e a revelação do conteúdo das escutas do processo Face Oculta pelo semanário Sol revelam um caso patológico de um Primeiro-Ministro em total inversão de prioridades, que não hesita em utilizar recursos públicos para prosseguir ressabiamentos pessoais com o objectivo último de controlar a comunicação social e que chega a assumir contornos criminais.

E enquanto este Primeiro-Ministro assume estas prioridades, o país afunda-se em desemprego, deslocalização de empresas e emigração.

Se Portugal não fosse tão avesso ao conflito, o Presidente demitiria este Governo errático e com taras ditatoriais e que não tem claramente capacidade de gerir o país. Mas isso é “tricky” que, além de querer dizer manhoso, quer também dizer perigoso, complicado, arriscado. E foi nesta situação que este Primeiro-Ministro e a sua equipa colocaram o país.

JPB

Nota: Os amigos do Blocodemarvila agradecem as tuas palavras e louvam a colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.