sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Uma questão de liquidez!


Numa pequena cidade da costa, cai uma chuva torrencial há vários dias. A cidade parece deserta. Todos têm dívidas e vivem à base de créditos.
Por sorte, chega um russo que entra num pequeno hotel. Pede um quarto. Põe uma nota de €500 na mesa do recepcionista e sobe para ver os quartos.
O chefe do hotel agarra na nota e sai numa correria para pagar as suas dívidas ao talhante.
O dono do talho vai com a nota e paga ao criador de porcos, que por seu turno sai apressadamente para pagar ao veterinário.
O Veterinário corre a pagar as suas dívidas à prostituta, já que faz tempo que não lhe pagava...
A prostituta com a nota na mão, entra no pequeno hotel, local para onde traz habitualmente os clientes, e porque ainda não tinha pago entrega-a ao chefe de hotel.
Neste momento o sujeito russo, que acaba de ver os quartos, desce e diz que não gostou de nenhum. Pede a nota de volta ao recepcionista. A sua intenção é prenoitar fora da cidade. 

Ops!.. temos aqui um problema! 

2 comentários:

  1. Sem duvida
    esta historia tem muita graça e revela exactamente o esquema em piramide com que os bancos obtem milhões de lucros apenas com 5% de dinheiro em carteira.
    O problema é quando se dá o panico e verifica-se uma corrida aos bancos..

    Por vezes tecnicas complexas explicam-se com historias simples

    António Lage

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, a moral da história é simples: a actual crise económica não se resume a um problema de falta de liquidez. Temos, antes de tudo, que atentar na verdadeira causa da crise e não olhar apenas para as consequências. A falta de liquidez nos mercados não é a causa mas tão só a consequência imediata da crise.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.