terça-feira, 26 de outubro de 2010

Está escrito nas estrelas.

MARVILA é, em Lisboa, uma localidade que possui a segunda maior extensão territorial e  uma dimensão populacional (cerca de 40 mil eleitores) superior a várias cidades portuguesas como Espinho, Beja, Évora, Viana do Castelo entre outros.

Marvila terá neste momento um potencial de contribuintes pagadores de impostos ao Estado superior aos concelhos acima referidos e faz parte do lote restrito das três megafreguesias existentes em Lisboa (Olivais, Marvila, Benfica).

No entanto impressionam os vários estudos oficiais que continuam a dar conta de que esta megafreguesia (Marvila) é um case study de pobreza e parcas condições de vida em Lisboa.
Incompreensivel ?

Por quanto tempo mais iremos aceitar nós isto?

Não temos nós a força mental e todo o potencial necessário para nos juntarmos no sentido de INVERTER este tipo de situação e colocarmos Marvila no mapa da nossa cidade?

A nova ponte e o novo hospital ajudam. MAS NÃO CHEGA.

Porque não têm esta megafreguesia direito por ex. a uma praça grande e central, com uma fonte de água iluminada à noite e tudo..? Numa localidade seja ela qual for uma praça faz toda a diferença para a rápida melhoria da sua imagem.

Quarenta mil eleitores sem jardins nem quiosques ou explanadas, é inaceitavel.

Porque não temos um (único e digno desse nome) jardim repleto de belas flores e bancos para os milhares e milhares de idosos que cá vivem se sentarem e confraternizarem entre eles ou com os netos nas horas de lazer como outras freguesias mais pequenas têm? Um museu ou um espaço expositivo? porque não há um em Marvila?Ou uma academia de artes?
Porque continuamos uma ilha circunscrita por 4 grandes pistas viaias e nada mais.
Porque é que o Estado e o municipio não abriram já e de uma vez por todas  a cidade à nossa freguesia? Que especie de elitismo é esse? ão somos muitos e a pagar impostos ao estado e ao Município?

QUEREMOS SER CONSIDERADOS como uma Freguesia aberta e receptiva ao município e aos cidadãos. Uma freguesia de vanguarda e não mais como um dormitório. Queremos ser vistos como uma freguesia nova e evoluida. Uma NOVA MARVILA.

Vamos conseguir!
.

6 comentários:

  1. Este post, é bastante interessante sobre a realidade de Marvila. Se repararmos bem, nos últimos anos, têm sido os moradores a darem um maior contributo para a projecção de Marvila do que propriamente as forças partidárias e a Junta de Freguesia.


    Foi o que se verificou com a Fundação D. Pedro IV e é que se tem verifricado nos últimos tempos com a renda apoiada.

    O maior e o mais importante trabalho de todos a realizar em Marvila, é o trabalho na área social, educacional, cultural, acompanhado da correcção de todas os erros que foram cometidos na habitação desde o pós-25 de Abril de 1974.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo
    Estamos perfeitamente de acordo consigo.
    Marvila tem um excelente potencial ao nível da sua «massa critica» e as áreas que referiu são mais um indicador que mostra que (quase) tudo está por fazer por cá.

    Precisamos de fazer, todos, alguma coisa

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sempre pensei que esta era gente de direita. Da direita pura e dura: estas influências santanistas, esta permanente demagogia...

    ResponderEliminar
  4. Olhe que não... Olhe que não

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.