Hoje, na livraria Ler Devagar/Lx Factory (Alcântara).
Conferência de Fernando Rosas sobre Mao Tsé-Tung, a terminar este ciclo «Pensar os Pensadores do Socialismo».Transmissão online em Esquerda.net(ver link neste blog).
No dia 25 de Abril, mesmo no dia 25 de Abril? Estive em vários lados, mas o mais significativo foi o Largo do Carmo. Chega ou queres um relatório? O respeito é uma coisa bonita.
Não é fácil ter respeito por pessoas que não se dão ao respeito. É que é sempre possível enganar alguns mas é impossível enganar todos. E há tanta mentira encapotada. O Senhor em causa, teorico do maoismo, é um desses casos.
É verdade. Há pessoas que têm passado. E que o respeitam. Há outros que esquecem o passado, por vergonha. A minha dúvida é como se sentem elas no presente. Não esquecer é que quem não tem passado dificilmente terá presente.
Não sei se podemos julgar as pessoas do modo como o senhor o faz. Não sei se teremos esse direito. Mas sei que somos livres de perfilhar a ideologia que entendemos, inclusivamente de defender pseudo-democratas como o actual primeiro-ministro. Não sei se é o seu caso, mas se o for e seguindo o seu próprio raciocínio, também o senhor será responsável (ao menos moralmente) pelo lindo estado em que nos encontramos.
Os senhores, aqui neste blogue, têm uma obsessão que lhes é transmitida pelo vosso lider, o bem amado Francisco Louça. E nem sequer um pequeno esforço de respeito pelos "outros" que não aqueles que vos são próximos ouq eu julgam que lhes são próximos. A democracia pratica-se e não se afirma, apenas. Francisco Louçã será por todo o tempo o vosso bem amado lider, figura quase celestial que tem solução para todos os males do mundo e infelizes aqueles que não acreditam. Esses não serão curados. Socrátes é secretário geral do PS e 1º ministro de Portugal enquanto os militantes do PS e o povo português o entenderem. Acham pequena a diferença? Mais, está escrito nas nuvens que, para derrubar o vosso grande inimigo "pseudo-democrata" pouco lhes importará uma aliança com os amigos da direita. E talvez assim o vosso líder chegue a secretário de estado.
Gostava de o esclarecer do seguinte: 1.º) No bloco de Esquerda os dirigentes são eleitos em eleições tão livres quanto no seu amado PS; 2.º) Digo-o porque eu próprio participo nelas e tenho tido o prazer de eleger os dirigentes actuais; 3.º) Outra coisa não puderia suceder em face da lei portuguesa e do primado do estado de direito democrático; 4.º) Francisco Louçã será o Coordenador do Bloco durante o tempo que os militantes entenderem, desde que para tal se candidate e obtenha a maioria dos votos, claro está; 4.º) O senhor fala, portanto, duma realidade que desconhece em absoluto com enorme desfaçatez, revelando por isso profunda ignorância; 5.) Relativamente a alianças com a Direita apenas uma pergunta: Qual é a Direita a que se refere? O PSD ou o PS? ... Ah, não diga que Sócrates é de Esquerda que eu farto-me de rir! Se a minha avó tivesse rodas era um autocarro, não é? Felizmente que vocês estão prestes a ser despedidos com justa causa. Uf!. já ninguém tem paciência para tanto caciquismo!
respostas: 1 -a ser assim poprque é que nada muda? Tambem na Coreia e na China as eleições são livres.~ 2 - e 3 - são complementares a 1 e nada justificam. 4 - A ver vamos. E não lhe faz confusão que uma pessoa que foi dirigente máximo de um partido durante quase 30 anos (LCI e afina) o continue a ser no entretanto aparecido bloco? ou não há mais ninguem? Obrigado pelo tratamento de ignorante. Há neste país gente que, não sendo do bloco, não seja ignorante? 5 - SObre doreita eu gostraia de saber qual a sua posição, para alem de afirmar, na sua sabedoria, que é o PS. Presumo que o PSD e o CDS não serão de direita para o Bloco, pelo que se compreende alguns pontos de acordo no que há politica diz respeito. Como diz que o Bloco assina sempre presumo que a nota anterior não é nem do bloco nem dos distintos comentaristas AL e MB, permitindo-lhes assim distanciarem-se da enorme vontadea em que o PSD seja governo.
O PS neste momento, na minha opinião, já ñão é de esquerda nem de direita nem nada.. é uma mera marioneta ao serviço do poder que o mercado (nomeadamente as agencias de rating) ganhou por causa da vaga neoliberal das ultimas decadas e que agora tudo decide. Nesse sentido este PS diz e logo de seguida contradiz, faz e depois retrata-se, mente desde que acorda até que se deita, engana os que confiaram nele. Felizmente no PS ainda existe uma restea de gente boa (com competencia politica e mais proximos do socialismo) que mais tarde ou mais cedo ira pegar no partido e devolver-lhe a credibilidade. A democracia agradece. Agora não. Com este governo canalha e aldrabão e incompetente que, de facto, nada tem de socialista , só resta esperar que dê a vez a outro tipo de PS que terá naturalmente e pela força das circunstancias de ser coerente com os seus designios e verdadeiramente de esquerda.
Dado que havendo seriedade não se pode defender uma coisa e o seu contrário eu pergunto Daqui a algum tempo quem o anónimo defenderá o velho (Sócrates e companhia) ou o novo PS?
Importantes as opiniões do Senhor AL. Grande autoridade a deste Senhor. Governo canahlha e aldrabão. Palavras deste Senhor que vive à custa deste governo canalha e aldrabão. É preciso ser canalha e aldrabão.
Quem me paga são os cidadãos, em troca cabe-me ajudalos a resolver os seus problemas de cidadania. Tal como acontece exactamente às outras bancadas incluindo a do GOVERNO.. entende? ou quer mais um esquema
Fica-lhe muito bem defender este governo, mas tenha cuidado ao virar da próxima curva, não vá haver ninguém que depois o defenda a si! E olhe que a curva pode ser de 180º (ver a sondagem de hoje do Correio da Manhã e a de amanhã no Expresso).
Não há mal que sempre dure ...
PS: efectivamente não assinei o post em causa, mas também não seria difícil perceber a minha afinidade politica. MB
Senhor MB, provocador anónimo e oficial deste blogue,
Esteja o Senhor descansado. A mim preocupa-me a sotuação do País, sempre trabalhei e continuarei a trabalhar e como não vivo á custa do orçamento, outros, como é o seu caso, podem vir a sofrer mais que eu. E não se esqueça de afirmar uma coisa, que é evidente em si: A SUA EXTREMA PAIXÂO PELA DIREITA. E pode o PS ter um resultado menos agradavel (lembram-se de que o enterraram nas anteriores eleições) mas nunca chegará aos "grandes resultados" do BE. É que o PS é o grande partido da esquerda democrática em Portugal. E o resto é folclore. Soubesse o Senhor alguma coisa de politica e saberia que uma parte do bloco se passará para o PS logo que este seja oposição. O Senhor sonha com um tacho, tachinho ou afins, que chegará ou não. O seu amigo AL já está garantido por 3 anos. A fazer o quê? Ele que o diga. E acaba por aqui a celeuma. Durma descansado que não contarei consigo ao voltar de qualquer esquina mas, se tiver um bocadinho de tempo, organize uma brigada de limpeza com o senhor AL e tratem de retirar dos prédios o lixo que nunca lá deviam ter posto. O povo agradece.
O Senhor AL pode continuar a despejar as suas tristes frustrações de frustrado triste. O Senhor tem quase 40 anos. É verdade? O que tem de cv para apresentar? Chega? Trabalha para o Município? Quem o contratou e para fazer o quê? E a quem dá contas do que não faz? Deixe-se de tretas e de parvóces e cresça enquanto é tempo, já que os seus comportamentos denotam alguma dificuldade.
E vá dar uma volta que o meu tempo de antena acabou.
O Senhor AL o Senhor só vive da provocação. E é para isso que os cidadãos lhe pagam? Quando recebe o dinheirinho deveria ter vergonha. Mas eu seu que não tem.
Caro anónimo, Para seu descontentamento lhe volto a dizer que não aufiro um único cêntimo para além da remuneração do meu trabalho. E espante-se: o meu contributo no Bloco é exclusivamente "pro bono". Talvez seja um pouco difícil nos dias que correm alguém ter um percurso académico e profissional feito apenas de honestidade e trabalho. Acredito que sim, sobretudo em face do lindos exêmplos que vêm do seu lado, dos "boys" e "girls" (made in Independente ou não), dos aparatichiques de concelhia, dos cacíques de freguesia, dos jotinhas que num ápice são administradores executivores. E todos pagos por quêm? Enfim, o senhor saberá disso melhor do que eu, não é?
PS: quanto ao lixo colocado nos prédios nem sei do que fala. Será o pasquim de Marvila (por sinal melhorzito!) ou a propaganda a um Congresso que não interessa a ninguém, que não serve para nada, mas que é exclusivamente financiado pelo erário público?
Senhor MB, uma resposta objectiva a uma pergunta objectiva, embora transviada:
Os autocolantes deste mesmo blogue. Não lhe chamo pasquim.
Outra coisa: subscreve o comentário anterior ao seu? Concorda que aqueles são argumentos de alto nível politico, dignos de um grande bloquista?
Escolas: sou - e sempre fui - defensor da escola pública, com qualidade.
Pontaria: a sua é muito fraca; não acerta uma. Não sou e nunca fui, excepção ao tempo do SMO, funcionário do estado. Trabalhei sempre no privado. Pago os meus impostos: IRS, IVA naquilo que compro, Segurança Socia, IMI, taxas municipais de saneamento, etc. etc., etc.
Congresso: o que o leva a afirmar que não serve para nada? o direito ao pensamento é exclusivo da sua pessoa? porque não se candidatou á assembleia de freguesia?
Tantas dúvidas! E o Senhor, pessoa de grande percurso académico (não andou na Independente, claro!) não as consegue esclarecer.
Não fique pelas provocações simples nem por meros exercícios de estilo. Discuta ideias e - se é democrata - respeite os outros.
Diz o SR. M.S. que esteve no dia 25 Abril no Largo do Carmo, mas uma pergunta se impôe. Estava de que lado nesse dia? Convém lembrar para quem tem memória curta que muito bufo e legionário foram presos nesse dia e nos subsquentes nesse local e zonas limitrofes.
Caro senhor, nada mais tenho a acrescentar ao que disse. Mas já que esteve naquele dia (25 de Abril de 1974)no Largo do Carmo pergunto se também andou de chaimite?
Grande pensador!!
ResponderEliminarDe director do Luta Popular a aderente dum grupelho responsa´vel pela morte do seu camarada Alexandrino de Sousa.
E por onde é que tu andavas no dia 25 de abril?
ResponderEliminarPensa lá bem?
No dia 25 de Abril, mesmo no dia 25 de Abril?
ResponderEliminarEstive em vários lados, mas o mais significativo foi o Largo do Carmo.
Chega ou queres um relatório?
O respeito é uma coisa bonita.
Sobretudo quando é recíproco, não é?
ResponderEliminarNão é fácil ter respeito por pessoas que não se dão ao respeito. É que é sempre possível enganar alguns mas é impossível enganar todos. E há tanta mentira encapotada. O Senhor em causa, teorico do maoismo, é um desses casos.
ResponderEliminarEstá muito agarrado a um passado que é o seu!!??
ResponderEliminarÉ verdade.
ResponderEliminarHá pessoas que têm passado. E que o respeitam.
Há outros que esquecem o passado, por vergonha.
A minha dúvida é como se sentem elas no presente.
Não esquecer é que quem não tem passado dificilmente terá presente.
Não sei se podemos julgar as pessoas do modo como o senhor o faz. Não sei se teremos esse direito. Mas sei que somos livres de perfilhar a ideologia que entendemos, inclusivamente de defender pseudo-democratas como o actual primeiro-ministro. Não sei se é o seu caso, mas se o for e seguindo o seu próprio raciocínio, também o senhor será responsável (ao menos moralmente) pelo lindo estado em que nos encontramos.
ResponderEliminarOs senhores, aqui neste blogue, têm uma obsessão que lhes é transmitida pelo vosso lider, o bem amado Francisco Louça. E nem sequer um pequeno esforço de respeito pelos "outros" que não aqueles que vos são próximos ouq eu julgam que lhes são próximos. A democracia pratica-se e não se afirma, apenas.
ResponderEliminarFrancisco Louçã será por todo o tempo o vosso bem amado lider, figura quase celestial que tem solução para todos os males do mundo e infelizes aqueles que não acreditam. Esses não serão curados.
Socrátes é secretário geral do PS e 1º ministro de Portugal enquanto os militantes do PS e o povo português o entenderem. Acham pequena a diferença?
Mais, está escrito nas nuvens que, para derrubar o vosso grande inimigo "pseudo-democrata" pouco lhes importará uma aliança com os amigos da direita. E talvez assim o vosso líder chegue a secretário de estado.
Gostava de o esclarecer do seguinte:
ResponderEliminar1.º) No bloco de Esquerda os dirigentes são eleitos em eleições tão livres quanto no seu amado PS;
2.º) Digo-o porque eu próprio participo nelas e tenho tido o prazer de eleger os dirigentes actuais;
3.º) Outra coisa não puderia suceder em face da lei portuguesa e do primado do estado de direito democrático;
4.º) Francisco Louçã será o Coordenador do Bloco durante o tempo que os militantes entenderem, desde que para tal se candidate e obtenha a maioria dos votos, claro está;
4.º) O senhor fala, portanto, duma realidade que desconhece em absoluto com enorme desfaçatez, revelando por isso profunda ignorância;
5.) Relativamente a alianças com a Direita apenas uma pergunta: Qual é a Direita a que se refere? O PSD ou o PS? ... Ah, não diga que Sócrates é de Esquerda que eu farto-me de rir! Se a minha avó tivesse rodas era um autocarro, não é?
Felizmente que vocês estão prestes a ser despedidos com justa causa. Uf!. já ninguém tem paciência para tanto caciquismo!
respostas:
ResponderEliminar1 -a ser assim poprque é que nada muda? Tambem na Coreia e na China as eleições são livres.~
2 - e 3 - são complementares a 1 e nada justificam.
4 - A ver vamos. E não lhe faz confusão que uma pessoa que foi dirigente máximo de um partido durante quase 30 anos (LCI e afina) o continue a ser no entretanto aparecido bloco? ou não há mais ninguem?
Obrigado pelo tratamento de ignorante. Há neste país gente que, não sendo do bloco, não seja ignorante?
5 - SObre doreita eu gostraia de saber qual a sua posição, para alem de afirmar, na sua sabedoria, que é o PS. Presumo que o PSD e o CDS não serão de direita para o Bloco, pelo que se compreende alguns pontos de acordo no que há politica diz respeito.
Como diz que o Bloco assina sempre presumo que a nota anterior não é nem do bloco nem dos distintos comentaristas AL e MB, permitindo-lhes assim distanciarem-se da enorme vontadea em que o PSD seja governo.
O PS neste momento, na minha opinião, já ñão é de esquerda nem de direita nem nada.. é uma mera marioneta ao serviço do poder que o mercado (nomeadamente as agencias de rating) ganhou por causa da vaga neoliberal das ultimas decadas e que agora tudo decide.
ResponderEliminarNesse sentido este PS diz e logo de seguida contradiz, faz e depois retrata-se, mente desde que acorda até que se deita, engana os que confiaram nele.
Felizmente no PS ainda existe uma restea de gente boa (com competencia politica e mais proximos do socialismo) que mais tarde ou mais cedo ira pegar no partido e devolver-lhe a credibilidade. A democracia agradece.
Agora não. Com este governo canalha e aldrabão e incompetente que, de facto, nada tem de socialista , só resta esperar que dê a vez a outro tipo de PS que terá naturalmente e pela força das circunstancias de ser coerente com os seus designios e verdadeiramente de esquerda.
Dado que havendo seriedade não se pode defender uma coisa e o seu contrário eu pergunto
Daqui a algum tempo quem o anónimo defenderá o velho (Sócrates e companhia) ou o novo PS?
AL
Importantes as opiniões do Senhor AL.
ResponderEliminarGrande autoridade a deste Senhor.
Governo canahlha e aldrabão.
Palavras deste Senhor que vive à custa deste governo canalha e aldrabão.
É preciso ser canalha e aldrabão.
ponha lá (SFF) uma coisa na cabeça,
ResponderEliminarO GOVERNO GOVERNA, MAS NAO É O DONO DO PAÍS!!
Quem me paga são os cidadãos, em troca cabe-me ajudalos a resolver os seus problemas de cidadania. Tal como acontece exactamente às outras bancadas incluindo a do GOVERNO.. entende? ou quer mais um esquema
Já agora o anònimo, recebe para quÊ?
AL
Fica-lhe muito bem defender este governo, mas tenha cuidado ao virar da próxima curva, não vá haver ninguém que depois o defenda a si!
ResponderEliminarE olhe que a curva pode ser de 180º (ver a sondagem de hoje do Correio da Manhã e a de amanhã no Expresso).
Não há mal que sempre dure ...
PS: efectivamente não assinei o post em causa, mas também não seria difícil perceber a minha afinidade politica.
MB
Senhor MB, provocador anónimo e oficial deste blogue,
ResponderEliminarEsteja o Senhor descansado. A mim preocupa-me a sotuação do País, sempre trabalhei e continuarei a trabalhar e como não vivo á custa do orçamento, outros, como é o seu caso, podem vir a sofrer mais que eu. E não se esqueça de afirmar uma coisa, que é evidente em si: A SUA EXTREMA PAIXÂO PELA DIREITA. E pode o PS ter um resultado menos agradavel (lembram-se de que o enterraram nas anteriores eleições) mas nunca chegará aos "grandes resultados" do BE. É que o PS é o grande partido da esquerda democrática em Portugal. E o resto é folclore.
Soubesse o Senhor alguma coisa de politica e saberia que uma parte do bloco se passará para o PS logo que este seja oposição. O Senhor sonha com um tacho, tachinho ou afins, que chegará ou não. O seu amigo AL já está garantido por 3 anos. A fazer o quê? Ele que o diga.
E acaba por aqui a celeuma. Durma descansado que não contarei consigo ao voltar de qualquer esquina mas, se tiver um bocadinho de tempo, organize uma brigada de limpeza com o senhor AL e tratem de retirar dos prédios o lixo que nunca lá deviam ter posto.
O povo agradece.
eu sou pago pelos cidadãos e em contra partida trabalho para o Município.
ResponderEliminarMas o anónimo trabalha tanto, em prol de que umbigo?
AL
O Senhor AL pode continuar a despejar as suas tristes frustrações de frustrado triste.
ResponderEliminarO Senhor tem quase 40 anos. É verdade? O que tem de cv para apresentar? Chega?
Trabalha para o Município? Quem o contratou e para fazer o quê? E a quem dá contas do que não faz?
Deixe-se de tretas e de parvóces e cresça enquanto é tempo, já que os seus comportamentos denotam alguma dificuldade.
E vá dar uma volta que o meu tempo de antena acabou.
Ciao!
Vá indo.. vá indo!!
ResponderEliminarPois só diz disparates.
AL
O Senhor AL o Senhor só vive da provocação.
ResponderEliminarE é para isso que os cidadãos lhe pagam?
Quando recebe o dinheirinho deveria ter vergonha.
Mas eu seu que não tem.
Roi-te de inveja anonimo
ResponderEliminarRoi-te de inveja...!!
ranhosito sem argumento politico
Caro anónimo,
ResponderEliminarPara seu descontentamento lhe volto a dizer que não aufiro um único cêntimo para além da remuneração do meu trabalho. E espante-se: o meu contributo no Bloco é exclusivamente "pro bono". Talvez seja um pouco difícil nos dias que correm alguém ter um percurso académico e profissional feito apenas de honestidade e trabalho. Acredito que sim, sobretudo em face do lindos exêmplos que vêm do seu lado, dos "boys" e "girls" (made in Independente ou não), dos aparatichiques de concelhia, dos cacíques de freguesia, dos jotinhas que num ápice são administradores executivores. E todos pagos por quêm? Enfim, o senhor saberá disso melhor do que eu, não é?
PS: quanto ao lixo colocado nos prédios nem sei do que fala. Será o pasquim de Marvila (por sinal melhorzito!) ou a propaganda a um Congresso que não interessa a ninguém, que não serve para nada, mas que é exclusivamente financiado pelo erário público?
MB
Ressalvo "administradores executivos".
ResponderEliminarMB
Senhor MB, uma resposta objectiva a uma pergunta objectiva, embora transviada:
ResponderEliminarOs autocolantes deste mesmo blogue. Não lhe chamo pasquim.
Outra coisa: subscreve o comentário anterior ao seu? Concorda que aqueles são argumentos de alto
nível politico, dignos de um grande bloquista?
Escolas: sou - e sempre fui - defensor da escola pública, com qualidade.
Pontaria: a sua é muito fraca; não acerta uma. Não sou e nunca fui, excepção ao tempo do SMO, funcionário do estado. Trabalhei sempre no privado. Pago os meus impostos: IRS, IVA naquilo que compro, Segurança Socia, IMI, taxas municipais de saneamento, etc. etc., etc.
Congresso: o que o leva a afirmar que não serve para nada? o direito ao pensamento é exclusivo da sua pessoa? porque não se candidatou á assembleia de freguesia?
Tantas dúvidas! E o Senhor, pessoa de grande percurso académico (não andou na Independente, claro!) não as consegue esclarecer.
Não fique pelas provocações simples nem por meros exercícios de estilo. Discuta ideias e - se é democrata - respeite os outros.
Diz o SR. M.S. que esteve no dia 25 Abril no Largo do Carmo, mas uma pergunta se impôe. Estava de que lado nesse dia? Convém lembrar para quem tem memória curta que muito bufo e legionário foram presos nesse dia e nos subsquentes nesse local e zonas limitrofes.
ResponderEliminarCaro senhor, nada mais tenho a acrescentar ao que disse. Mas já que esteve naquele dia (25 de Abril de 1974)no Largo do Carmo pergunto se também andou de chaimite?
ResponderEliminarMB