quarta-feira, 9 de junho de 2010

CIP quer prolongar contratos a prazo


Patrões querem ter a possibilidade de contratar a prazo por um período superior aos três anos actualmente permitidos pelo Código do Trabalho. 

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) aproveitou a boleia das declarações do comissário europeu Olli Rehn – que defendeu novas “reformas estruturais” em Portugal, com prioridade ao mercado de trabalho –, e saiu a campo a defender o prolongamento dos contratos a prazo.

António Saraiva, presidente da entidade, disse ao Diário Económico que as empresas deveriam ter a possibilidade de contratar a prazo por um período superior aos três anos actualmente permitido pelo Código do Trabalho. Pelo código, os contratos a prazo, de três anos, podem ser renovados três vezes antes que o trabalhador passe a efectivo.

Para António Saraiva, o prolongamento do prazo levaria os patrões a arriscar mais a contratar novos trabalhadores.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, abriu a porta a novas mudanças, admitindo ser necessário “aprofundar os mecanismos de flexibilização que já foram instituídos”.

Segundo António Chora, da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, “O patronato nunca vai ficar satisfeito até se chegar ao sistema norte-americano de poder despedir um trabalhador a qualquer momento”.
Fonte: Esquerda.net
.

1 comentário:

  1. É de lembrar os mais esquecidos que este senhor António Saraiva, hoje o patrão dos patrões, foi durante alguns anos dirigente sindical da UGT. Como eles afinam pelo mesmo diapasão. João Proença e Saraiva a mesma luta.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.