quinta-feira, 25 de março de 2010

Wallerstein: "O actual sistema não pode continuar".


Para o conceituado sociólogo norte americano o sistema-mundo está diante de uma encruzilhada que pode evoluir em direcções contraditórias.

Para Wallerstein, uma alternativa "é um sistema que reproduz mais ou menos as piores características do sistema existente, explorador, polarizador. Não é capitalismo, é outra coisa", mas pode ser em muitas formas "muito pior que o capitalismo, muito mais opressivo".

A outra alternativa é "um sistema que nunca existiu até hoje, mas pode existir, hipoteticamente, que é um sistema relativamente democrático e relativamente igualitário". O sociólogo norte-americano considera que estamos e estaremos no meio deste dilema nos próximos 30 ou 40 anos. "Qual vai ser o resultado é impossível prever."

Ouça aqui a aula magistral proferida esta quarta-feira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

13 comentários:

  1. Projecto de Resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República, no dia 25 de Março de 2010, que recomenda um Regime de Renda Fixa para moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras. (Marvila)


    Recomenda um Regime de Renda Fixa para moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras, Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Mesmo para aqueles cujos rendimentos são interessantes e têm 2ª e 3ª habitação, para fim de semana, para férias?
    Deve haver limites. E nem tudo o que perece, é e é por isso, por juntar tudo no mesmo saco, os que precisam e não precisam, que às vezes as coisas dão para o torto.

    ResponderEliminar
  3. Eu pergunto o seguinte: será que por causa de alguns infractores devemos castigar toda a comunidade, que são pessoas honestas, de parcos recursos económicos e cumpridoras?
    Devemos ter o cuidado de nunca confundir a àrvore com a floresta. A solução é muito simples, reside no reforço dos mecanismos de fiscalização, de forma a evitar abusos e situações de fraude à lei que a todos prejudicam.
    MB

    ResponderEliminar
  4. E os Senhores, se estivessem dentro do assunto e se preocupassem em estudar as coisas antes de emitir opiniões saberiam que uma das componentes de cálculo é o rendimento. E há quem não faça prova por razões várias.
    Certamente estarão de acordo que, quem pode, deve pagar uma renda justa e quem tem dificuldades deve ser apoiado.

    ResponderEliminar
  5. O senhor por acaso sabe que o que está a dizer é um insulto a algumas famílias que sem qualquer rendimento significativo viram subir enormemente a prestação que vão ter que pagar?

    O senhor não lhe ocorre que a estas pessoas foi prometido que ficariam a pagar uma renda mensal fixa, coisa que sempre fizeram, situação que hoje vêm alterar de forma unilateral e sem que tenham sido sequer auscultadas?

    O senhor sabia que em face do que lhes foi então prometido, as casas seriam suas depois de integramlemte pagas, a preços da época? E sabia que o que hoje é considerado uma renda irrisória era para estes agregados uma quantia muito substancial em 1976, 1977, 1978 ...?

    E quem lhe disse que não temos informação sobre este assunto?
    MB

    ResponderEliminar
  6. Senhor MB,

    O Senhor não sabe do que fala. O Senhor é a favor porque sim e é contra porque sim.

    E, na sua argumentação, esqueçe o que escrevi: há pessoas que precisam e devem sera apoioadas e há pessoas que nem sequer deveriam ter direito a usufruir de uma habitação social, já que têm 2ªs e 3ªs habitações e apenas esperam pela oportunidade de um bom negócio.

    Eu não insulto ninguem. Penso pela minha cabeça e não tenha que defender o foguetório ruidoso de alguns que apenas pretendem cavalgar o descontantamento e que nunca são parte da solução, estão sempre do lado do problema.

    Senhor MB eu comprei uma casa em 1976, (já o senhor tinha nascido?) com empréstimo com juros a mais de 30% (sabia?) e nem calcula quanto custou a pagar. Por isso as suas pretensas lições de moral são ruído porque ser de esquerda é apoiar o estado social não é destruir o estado social.

    Passe um bom dia.

    ResponderEliminar
  7. Mas o senhor é de esquerda?
    MB

    ResponderEliminar
  8. Eu sou. Você não é.
    Você é contra o sistema mas vive do sistema.
    Eu sou de esquerda, ptraticante. Voc~e deve ser de esquerda não praticante.
    Voc~e é um dos que - FELIZMENTE - beneficia da luta de muitos de gerações anteriores. Mas é arrogante e pretensioso, senhor MB.

    ResponderEliminar
  9. Repare-se no poço de contradições

    «Senhor MB eu comprei uma casa»...

    ..«ser de esquerda é apoiar o estado social não é destruir o estado social»

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo:

    Não julgue que me arrasta para a luta na lama. Recuso-o liminarmente. Tenho outros hobbies mais interessantes. Li algures algo que nunca mais esqueci. Dizia-se: "Nunca lutes com um porco. Apenas por dois motivos; primeiro porque te sujas todo, depois porque o porco gosta".
    Muito boa noite Senhor Porco.
    MB

    ResponderEliminar
  11. Para um dos ilustres comentadores anteriores só a direita comprar casas par habitar. Estamos entendidos.
    De seguida vem o Senhor MB, certamente politico importante na Freguesia, mas que ninguem conhece, a chamra porco a quem lhe apresenta ideias e não o ofende.
    Conclusão: por desgraça nossa, tivesse esta gente algum poder e que faria daqueles que não concordam com as suas ideias.
    Talvez eu perca demasiado tempo com tão fraca gente!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, caro Senhor. Passe bem.
    MB

    ResponderEliminar
  13. Senhor MB hje vai ter muito trabalho. Mais logo terá a indicação de "fora de serviço"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.