quarta-feira, 31 de março de 2010

Três boas ideias.


Algumas notícias importantes passam despercebidas aos nossos olhos. Eis três casos de iniciativas públicas que podiam ser perfeitamente adoptadas em Marvila:

O Ministério das Finanças renovou recentemente o protocolo de cooperação com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), o que que permite às Juntas de Freguesia apoiar os contribuintes no envio electronico das declarações de impostos relativas ao ano de 2009. Nos termos deste protocolo, as Juntas de Freguesia aderentes, por cada declaração de rendimentos submetida através dos seus equipamentos informáticos receberão uma compensação financeira do Estado. Parece uma boa ideia. Será que a freguesia de Marvila também a entende assim?  

A Junta de Freguesia de São João de Deus criou um "Banco do Medicamento" destinado aos residentes mais carenciados. Este serviço é supervisionado pelos pelouros dos assuntos sociais e da saúde da freguesia, que garantem o receituário através de solicitação às farmácias da zona, sendo os custos suportados por aquela autarquia. Esta medida não teria um grande alcance em Marvila?

A Comissão Social Inter-Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier lançou o denominado "Transporte Solidário". O projecto destina-se a proporcionar transporte organizado e gratuito a pessoas adultas ou idosas de fracos recursos ou em situação de isolamento social. Tendo em consideração a população-alvo desta iniciativa, não seria interessante pensá-la em Marvila,  numa acção conjunta com a freguesia dos Olivais? 

Estes são alguns exêmplos de políticas públicas inovadoras e consequentes que podem resolver os problemas com que nos confrontamos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.