sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Marcha de Marvila em 2010


Os arcos já estão acabados. E misturam-se às vozes, ao empenho, à persistência do corpo nos movimentos. Na Marcha de Marvila ensaiam-se os pormenores para levar às ruas: "Marvila enamorada na calçada à portuguesa" é o tema eleito.

O preto, o branco e também o prateado são as cores fortes. Num cenário onde vão acontecer as verdades do quotidiano da cidade - na rua, através da interacção "à antiga". Através das conversas, um hábito que se perdeu no ritmo acelerado dos dias.

"Está quase pronta", avança Rui Coito, responsável pela marcha. E este ano, à semelhança dos anteriores, a esperança é a vitória, disse. "Não olhamos ao dinheiro para que a marcha chegue aos lugares do topo" para mostrar o bairro a Lisboa, referiu adiantando que se estica daqui e se encolhe dali no orçamento, que este ano chegou mais tarde, o que dificultou. Mas também se fez reciclagem, referiu.

No pavilhão desportivo do Regimento Sapadores Bombeiros, em Cabo Ruivo, a marcha dança. E as histórias de vida misturam-se com a da marcha. "O que é interessante aqui é que há pais, depois vêm os filhos. É geracional. "A tradição reside aqui", referiu Jean Paul, o ensaiador de Marvila. E recorda o caso de Rui Coito, que marchou durante 20 anos, sendo ainda marchante a mulher e a filha de 15 anos.

De olhar atento e de megafone na mão, Jean Paul corrige as falhas. Pára a música e puxa pela marcha e pelas vozes - "Se isto é um ensaio é para cantar". No final, recordou ainda a intensidade da preparação para o pavilhão, e da ida na camioneta para a Avenida. Momentos em que, diz, se "percebe como o Ser Humano é capaz de deslumbrar"!

Força Marvila!

1 comentário:

  1. tao gira a minha marcha adoro todas as pessoas da marcha tao giras que ficaram com os vestidos e tao giros que eles ficaram com os fatos da marcha os arcos estavam lindos e as mascotes tambem , o santo antonio nao arco semtado e as macotes foram la ter com ele sentaramse,depois levantaramse e deram beijos um ao outro o rapaz deu na cara e a rapariga na boca do rapaz

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.