quinta-feira, 6 de maio de 2010

Subsídios de férias e de Natal pagos em títulos! Porque é que ninguém ainda pensou nisto?


O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) considera uma boa medida que o pagamento de parte dos subsídios de férias ou Natal dos portugueses seja feita em dívida pública, uma vez que isso contrariaria o "problema nacional" que é o consumo excessivo.

"Se o país está a ter dificuldades em endividar-se no estrangeiro, porque é que o povo não contribui, comprando dívida pública? Se sabemos que temos um índice de poupança extremamente reduzido, metade do espanhol, então teremos que ensinar as pessoas a fazê-lo e a forma mais prática é dizer que vão, obrigatóriamente, receber uma parte do seu subsídio de férias ou Natal em títulos da dívida pública" disse José António Barros.

Na opinião deste dirigente empresarial, "se for explicado, as pessoas vão entender que ninguém lhes tirou um tostão, porque a dívida pública é dívida soberana, garantida, e ainda por cima têm um rendimento". Paralelamente, acrescentou, "vamos estimular a poupança e contrariar um problema nacioan grave que é o consumirmos de mais e vivermos acima das nossas possibilidades".

É efectivamente uma excelente ideia. E  que tal se avançássemos numa primeira fase com a medida no seu salário e nos prémios chorudos que este e os seus amiguinhos gestores auferem? Se lhes for bem explicado temos a certeza que vão entender. E afinal de contas ainda vão ter algum rendimento com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.