sexta-feira, 20 de maio de 2011



Neste momento milhares de jovens espanhóis continuam acampados na praça Puerta del Sol, em Madrid, pelo sexto dia consecutivo, em protestos contra o desemprego e a política económica do governo espanhol (em directo aqui). Vários protestos foram registados em Barcelona, Valência e outras cidades. 

As manifestações que foram organizadas principalmente pelas redes sociais, estão  proibidas para o próximo sábado, por decisão da comissão eleitoral do país. A justificação é que é o "dia de reflexão" que antecede a votação de domingo. 

Os manifestantes, na sua esmagadora maioria jovens, protestam contra a taxa de desemprego (de 21%, a maior na zona do euro, que atinge cerca de 4,9 milhões de pessoas. Entre os jovens, a taxa é de 42%) e os contratos de trabalho (em regra temporários) que lhes são oferecidos.

Manifestação de solidariedade com Puerta del Sol

Várias dezenas de pessoas pernoitaram esta noite na Av. da Liberdade, em Lisboa.  Esta iniciativa não visa apenas expressar solidariedade para com os manifestantes espanhóis, como também reivindicar uma alternativa às políticas de austeridade que têm empurrado vários países para uma verdadeira bancarrota económica e social.  Ler mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.