quinta-feira, 15 de abril de 2010

Imagem de marca: desleixo e degradação do espaço público.








Estas fotos são actuais e ilustram bem o estado de degradação e de desleixo - podemos mesmo dizer de abandono - a que o executivo de Marvila votou o espaço público da freguesia. Elas retractam os acessos à piscina do Vale Fundão, empreendimento de grande qualidade que não merecia um enquadramento tão desolador.  Mas tal só sucede porque a requalificação do espaço público urbano   não constitui uma prioridade para o actual executivo da Junta de Freguesia. 

Na verdade, os recusos financeiros afectados a estes pelouros são manifestamente insuficientes em face da dimensão do problema. Dissémo-lo em sede própria, na Assembleia de Freguesia que aprovou o orçamento para 2010. Dizê-mo-lo hoje. É pena que assim seja!
Bloco de Esquerda.
Esquerda de Confiança!

59 comentários:

  1. Os Senhores estão representados na Assembleia de Freguesia? Se sim, não parece.

    E porque não participaram no Limpar Marvila?

    E porque não pedem ao S. Pedro para que pare de chover?

    È que falar não custa nada. E fazer?

    ResponderEliminar
  2. Caro Senhor,
    O Bloco de Esquerda tem, como sabe, um assento na Assembleia de Freguesia. Foi precisamente nesta sede, aquando da aprovação do orçamento 2010, que alertamos para a escassez de recursos em alguns dos pelouros com mais problemas (ex: os espaços públicos/zonas verdes).
    Quanto às duas questões seguintes, nada temos contra a iniciativa "Limpar Marvila", antes pelo contrário! Acerca de São Pedro, não se lhe reconhece competência para resolver este tipo de questões. Infelizmente! É certo que neste país a assunção das responsabilidades é uma coisa rara, mas atribuí-las tout court à vontade do pobre S. Pedro é, convenhamos, um bocadinho triste!
    Caro amigo,
    O Bloco de Esquerda não se limita a denunciar os problemas. Propõe soluções para eles. O nosso "Programa Autárquico" está ao alcançe dum clique! Consulte-o. Analise ainda o que vamos dizendo sobre as questões de índole local. Concluirá, sem esforço, que a (re)qualificação do espaço público urbano é, para nós, uma das mais básicas prioridades. É um domínio em que é indispensável intervir, à semelhança de outros como o apoio social e a cultura. Todavia, não reconhecemos "obra feita" nestes sectores. A propósito, já começaram as obras do "Viver Marvila"? Quando começam? Que valor irá ser efectivamente gasto?
    Sabe responder-nos?

    MB

    ResponderEliminar
  3. Senhor AL ou Senhor MB,

    Sobre o Viver Marvila o Senhor que é assessor na CML (!!!!) tem uma fonte de informação previligiada. Existisse de sua parte alguma preocupação em acompanhar o que se faz saberia quais os projectos que estão em curso (Bairro dos Loios) e os que estão em concurso. Isso não lhe interessa. O seu interesse é apenas um: dizer mal, por dizer mal. Não respeita ninguem e deve ter sonhado que é um génio e todos os outros são uns palermas. Problema seu.
    Nunca existiu tanta transparência como agora existe. E se tem dúvidas vai aí ao Bairro, junto à leitaria da Guida e pede para ser esclarecido no respectivo Gabinete. Depois vem aqui dizer o que lhe disseram. assim é que é bonito.
    Não t~em nada contra a iniciativa Viver Marvila, mas ninguem tive a sorte de os encontrar. e são ainda muitos aos atitocolantes imundos que ajudaram a conspurcar Marvila. A verdade é que limpeza é coisa que não devem praticar. Como aqueles senhores do antigamente esperam que sejam os outros a limpar.
    Senhores AL e MB,
    Não há pachorra! É que há tanta coisa para fazer e andam estas alminhas panadas com profecias da desgraça. Ajudem, limpem as ervas que estão à vossa porta, não deitem lixo para o chão e não andem a colar porcaria.
    Mervila merece ser bem tratada.
    Que tenham um santo dia e que depois desta chuva chegue o sol para ajudar a crescer a erva. Sinal de vida, de renovação.
    E depois tirem mais fotografias. Olhem que também há flores em Marvila. Só que não as veem.

    ResponderEliminar
  4. manifesto-me neste post pela primeira vez sobretudo para dizer que apreciei com bastante graça mas sem soberba a expressão " alma panada".

    Mas que grande sentido de humor !!
    AL

    ResponderEliminar
  5. Mário Avelar, no seu artigo "Sabotar a convenção" (in JL, 24 de Fev a 9 Mar, pág, 16), a propósito do recente filme "Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, cita esta frase de Thomas Carlyle: "o Velho já passou, mas, infelizmente, o Novo não surgiu ainda em seu lugar". Estas palavras escondem a ansiedade face à mudança que envolve um novo paradigma, o qual, no entanto, parece inevitável.
    No primeiro comentário o seu autor parte da "leitaria da Guida", atravessa a problemática dos "atitocolantes imundos que ajudaram a conspurcar Marvila" distende-se em vagas considerações sobre as "alminhas panadas" enquanto "profetas da desgraça", para chegar à conclusão que "também há flores em Marvila".
    Este, digamos ... floricultor de pacotilha, ousa ainda dar alguns conselhos tão úteis como " limpem as ervas que estão à vossa porta" ou "não deitem lixo para o chão e não andem a colar porcaria".
    O requintado nível discursivo patentiado pelo autor não é sequer auto-justificativo, é apenas rasteirinho. Ansiando podar cerce as ervas daninhas do seu lindo quintal (algo que a chuva também ajudou a crescer, mas quiçá sinal de vida e de renovação?), esqueceu-se de responder ao essencial. Entreteve-se apenas a correr com dois papa-formigas que, quanto a si, constituem uma verdadeira ameaça (praga?) ao ecossistema de que é fiél jardineiro.
    Boa sorte!
    MB

    ResponderEliminar
  6. Senhor MB,
    Há uma instituição pública, ali para os lados de Alvalade, que tem condições para o tratar. Recoora a ela. E deixe-se de provocações, porque, como sabe, ofende quem pode e não quem quer.

    ResponderEliminar
  7. Ah! ... o Bikini Restaurantt(*)! Concordo!
    Já quanto a sí, que tal o Júlio de Matos?

    *)Excelente restaurante erótico que conjuga a qualidade da cozinha afrodisíaca com um serviço de empregadas em bikini, numa decoração e música ambiente muito sedutora...Com Shows de striptease.
    Rua Doutor Gama Barros 26-r/c Lisboa
    1700-145 LISBOA.

    MB

    ResponderEliminar
  8. A grande maioria dos doentes do Júlio de Matos têm mais "juízo" que V. Exª, Senhor Multibanco.
    E não são tão mal educados.

    ResponderEliminar
  9. Prezado amigo:
    Elogiozinho em boca própria é vitupério!

    MB

    ResponderEliminar
  10. De: João Jorge Meirim
    Exmos. Pergunto como leigo na matéria se esta intervenção de requalificar e embelezar o espaço público é da responsabilidade da Junta ou da CML?

    ResponderEliminar
  11. De: João Jorge Meirim
    Se é um acesso à piscina do Vale Fundão de propriedade e gerência camarária, presumo que a responsabilidade deva ser imputada a edilidade. Ou não?

    ResponderEliminar
  12. Não. Não é verdade. A Junta de Freguesia de Marvila tem um protocolo estabelecido com a CML que lhe atribui, por delegação, competências devidas neste domínio. Aliás, consulte o "Jornal de Marvila" (pág. 02) - que sirva para algo de útil, além de ser óptimo para forrar o balde do lixo! - e facilmente verá que o pelouro do Espaço Público (calçadas e passeios, transportes e tânsito, iluminação pública e mobiliário úrbano) está atribuído ao sr. Vitor Simões, enquanto que o pelouro dos Espaços Verdes (higiene urbana, ambiente e saneamento)está atribuído ao sr. Júlio Reis.
    Cumprimentos,
    MB
    E mesmo que a competência fosse exclusivamente camarária, competiria à edilidade local promover as diligências necessárias junto da Câmara Municipal no sentido de resolver o problema, em defesa dos interesses dos concidadãos de Marvila.

    ResponderEliminar
  13. Porque será que ningeum gosta do jornal de marvila?? ele apesar de tudo esta um pouco diferente..

    ResponderEliminar
  14. «De: João Jorge Meirim
    Exmos. Pergunto como leigo na matéria se esta intervenção de requalificar e embelezar o espaço público é da responsabilidade da Junta ou da CML?»

    Meirim,
    agradecemos-te a (tua) intervenção no nosso blog, temos sempre imenso prazer em receber comentários de pessoas que são directamente responsáveis por espaços de cultura como é o teu caso e que abrangem duas grandes freguesias como são o Beato e Marvila.
    Quanto à questão que colocas queria dizer-te que na minha opinião qualquer espaço devoluto numa freguesia em ultima instância é sempre da responsabilidade da junta pelos motivos que o MB já referiu aqui, ou seja ,
    e cito: competiria à edilidade local promover as diligências necessárias junto da Câmara Municipal no sentido de resolver o problema, em defesa dos interesses dos concidadãos de Marvila.

    O problema em Marvila na minha opinião é que o executivo não quer reclamar (na verdadeira acepção da palavra) ao executivo camarário das situações, porque quer ser "um menino bonito e bem comportado" para o PS da CM Lisboa...
    Ora, para nós essa é uma estratégia respeitável, mas em nossa opinião pouco proveitosa porque ninguém conhece melhor os problemas locais do que as gentes das freguesias e se o poder localizado não cuidar de indicar à Edil da cidade os seus problemas, alguns acabarão por passar despercebidos e ai o erro é dos executivos de freguesia.

    Até breve
    um abraço
    AL

    ResponderEliminar
  15. É precisamente assim.
    Abr,
    MB

    ResponderEliminar
  16. Senhores MB e AL escrevam um posto a dizer que os serviços ds CML andaram ontem todo o dia a cortar erva em Marvila.
    E escrevam outro a confessar a vossa ignorância, por falta de prética, sobre o eliminar relva: por via sistémica não pode ser feita com chuva, por via mecânica ou manual, idem, que os terrenos estão alagados.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo parece que o que diz faz algum sentido, mas leia bem o que escreveu e reparará na enorme contradição que colocou no seu comentário.

    Seja como for, verá através das imagens do post e de acordo com o que referiu no comentario que estava um optimo dia para se cortar relva nessa altura, como já houve outros.
    Cumprimentos
    AL

    ResponderEliminar
  18. Caro Senhor,
    São Pedro irá certamente presentia-lo com alguns dias de sol. Vamos ficar, pois, atentos.
    MB

    ResponderEliminar
  19. Se estivesse atento já teria escrito que no sábado andarm a cortar erva. Ou será que o fim de semana foi num paraíso, em fuga deste inferno tão mal governado?

    Quando a Sol, por onde anda ele? Saiba porem que ele vai ajudar muito a que a erva cresça rapidamente. É a lei da vida, senhor MB!

    ResponderEliminar
  20. Resposta ao Srº AL sobre o cortar erva, que é um pedido de esclarecimento:

    O que é um rico dia para cortar relva?

    ResponderEliminar
  21. No Sábado andaram a cortar relva para dar aos coelhos!
    A situação retratada no post mantém-se inalterada, como pode constatar in loco!

    Só mais uma pergunta: Para que servem os veradores dos Espaços Públicos e dos Espaços Verdes em Marvila? Se chove a erva cresce e não pode ser cortada (problemas técnicos?!), se faz sol a erva cresce mais rapitamente! Conclusão: mandar o senhor e os senhores veradores dos pelouros em causa dar uma volta e votar decididamente no Bloco de Esquerda!
    A Esquerda de quem não é troca-tintas!
    MB

    ResponderEliminar
  22. Relva para dar aos coelhos?
    É falta de respeita para com quem trabalha.
    Vereadores dos Espaços Públicos e Espaços Verdes em Marvila? É gozo ou ignorância?
    Pois: votar no Bloco de Esquerda! O Senhor MB, a grande figura desconhecida do Bloco, afirma que os marvilenses são parvos e que a felicidade chegaria pela sua via. Porque não se candidatou?
    E troca tintas sabe quem são? Aqueles que mudam e fazem partidos por mero oportunismo, onde os valores ideologicos não contam. Ainda se lembra quais os partidos que deram lugar ao bloco de esquerda? E qual é o seu?

    ResponderEliminar
  23. Pergunto novamente: para que servem os vogais (tem razão, obviamente não se chamam vereadores!) com os pelouros dos Espaços Públicos e dos Espaços Verdes em Marvila? O que é que têm feito de importante nesta àrea? Quais os projectos neste domínio? Diga lá, vá lá! Só duas ou três coisinhas!
    MB

    ResponderEliminar
  24. Senhor MB,

    Não sou porta voz dos vogais da JFM, tão pouco sou suoorte das suas frustrações.
    Se quer saber, informa-se; se não se sabe informar, pergunta.
    Há um plano de actividades da JFM aprovado.
    Há vogais, que lhe deveriam merecer respeito, porque foram eleitos pelos seus vizinhos. Vai ao site da Junta e encontra os vários contactos.
    Porque espera?
    Mais eu vou ser magnanimo e dar-lhe dois exemplos: (1) O Limpar Marvila, que o bloco esqueceu (eu percebo que custa dobrar a espinha) e (2) a vossa campanha deste blogue com autocolantes de mau gosto colados em frontarias de prédios e não só, que já deveriam ter retirado.
    E mais uma coisa: passe pelos Loios e veja se descobre algo diferente. É que na lua estas coisas não existem. É aqui na terra.

    ResponderEliminar
  25. Estas rapazes do bloco são muito engraçados e têm muito tempo para estas coisas. Não lhes passem cartão. Já repararam que os posts que não têm comentários ficam ali sem ninguem dizer nada!
    Eles são os tristes. Melhor é não lhes passar cartão.

    ResponderEliminar
  26. ERA BOM ERA QUE A JUNTA SE DIGNASSE A COLOCAR AS CONVOCATORIAS DAS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA NO SITE

    ResponderEliminar
  27. Caros anónimos,
    Propomos-lhes um contrato: Os rapazes do Bloco continuam a fazer de engraçadinhos e os senhores deixam de fazer de tótós. Pode ser?

    MB

    ResponderEliminar
  28. De: João Jorge Meirim
    Caro, MB. Este blogue, deve servir para informar e clarificar questões, quando se evidência discordância com práticas menos eficazes do executivo marvilense. Não deve (nunca)chegar à soberba e desprezar as opiniões das pessoas que aqui escrevem. Nunca por nunca o Jornal de Marvila, irá forrar o meu caixote de lixo, e tenho muita discordância com o seu conteúdo. Leio sempre atentamente. Depois arquivo-o para memória futura ou envio-o para a reciclagem. Até sempre!

    ResponderEliminar
  29. Senhor MB,

    Vivesse o Senhor em tempos de 1ª República e mereceria umas valentes bordoadas, por é mal educado, não respeita ninguem e vive da reles provocação.

    E repare que, tão provocador é, que nem uma pessoa identificada com o Bloco - um poeta, um sonhador, um visionário, que aquí saúdo, o Jorge Meirim - concorda consigo, Senhor MB.

    O Senhor é uma nuvem negra, que tapa o sol e trás o escuro.

    Só mais uma nota em resposta a uma acima, em maisculas: o site da JFM publicita as Assembleias de Freguesia; talvez deva melhorar a visibilidade, é verdade, porque mistura com outros eventos.

    ResponderEliminar
  30. Sr. Bordoador-mor,
    Sua senhoria queira ter a fineza de ler os artigos 146.º e 153.º do Código Penal. Só por precaução e antes de gatafunhar alguma coisa menos própria.

    Nota: Dizem-me que o Jornal de Marvila é óptimo para limpar os vidros lá de casa. Que não deixa potricos nenhuns! Não sei. Confesso que ainda não experimentei!

    Respeitosos cumprimentos,
    MB

    ResponderEliminar
  31. Senhor palerma encartado,

    Cresça e aparecça. E não viva da ignominia e da provacação reles.

    Respeite aqueles cuja legitimidade foi atribuída pelo povo, coisa que voc~es trazem nas palavras, mas desprezam.

    Não merecem mais respostas nem as vão ter.

    Ficam sozinhos agritar para o ar. Não sabem nem querem ter uma discussão. São trsites provocadores, sem respeito por ninguem.

    Para esclarecimento a utilização do plural tem 2 destinatários exclusivos: AL + MB

    ResponderEliminar
  32. Fique descansado senhor MB:

    1 - Não vive na 1ª República;
    2 - Não é homem de caracter suficiente para defender valores.

    Não será ofendido fisicamente; mantem-se o seu "direito" de ser mal educado e de ofender os outros.

    PS - afinal sempre gosta da justiça burguesa e não de incomodaria recorrer a ela.

    ResponderEliminar
  33. Caríssimo,
    Passe a escrever "Povo" com letra maiúscula e um dia será um homemzinho!

    Assim, Por exêmplo:

    "Arde a seara, mas dum simples grão
    nasce o trigal de novo(*).

    Morrem filhos e filhas da Nação,
    não morre um Povo!"

    Miguel Torga

    (*) Não confundir com a erva do passeio, que não deverá deixar crescer!

    MB

    ResponderEliminar
  34. Senhor MB,

    Miguel Torga, na sua boca, é uma ofensa. Miguel Torga é um simnbolo deste Povo.

    O senhor MB não é um homem, tão pouco um homenzinho. Com o que aqui escreve e com argumentos que utiliza é um garoto.

    ResponderEliminar
  35. Então... estás com a mosca outra vez!

    MB

    ResponderEliminar
  36. De: João Jorge Meirim
    Parece-me que o assunto das ervas daninhas está esgotado. Lanço o repto para começarmos a escrever sobre uma casa das artes ou centro cultural para Marvila. Estão projectados para a área geográfica de Marvila, hospitais e uma 3ª travessia sobre o Tejo, devemos também reivindicar um espaço cultural.

    ResponderEliminar
  37. Caro Jorge Meirim,
    Como sabes, o António Lage tem levantado esta questão em diversas assembleias municipais (desde logo, nesta última). Ela tem sólido apoio nas bancadas da CDU e do PSD, mas o PS nem ousa discutir a ideia. Aquando da prteparação do nosso programa levantou-se a hipótese de uma casa da cultura nascer em instalações industriais devolutas de Cabo Ruivo, podendo ser gerida em parceria por Marvila e Olivais. Poupavam-se recursos, adquiriam-se as sinergias no âmbito do intercâmbio cultural entre estas duas freguesias vizinhas e recuperava-se um património de valor inestimável (e um exêmplo da arquelogia industrial nesta cidade. Mas, como deves cálcular, com esta gente é impossível realizar um projecto desta dimensão. A cultura para estes seres resume-se a uns beberetes com ranchos e guitarradas, tudo regado com tintol!

    Ora, quando o único local de cultura (?) da freguesia se denomina "salão de festas" e está sempre encerrado ...
    MB

    ResponderEliminar
  38. De: João Jorge Meirim
    De acordo. Só um reparo, eu estive na última assembleia de freguesia e na proposta apresentada em conjunto BE e PSD, (presumo que foram os dois signatários) para a criação de uma Academia de Artes em Marvila, o PCP, absteve-se.
    O que eu gostaria de ver discutido pelas pessoas que aqui escrevem, seria se para os marvilenses é importante a existência de uma casa de artes na sua freguesia?
    Até sempre.

    ResponderEliminar
  39. Sobre a Academia de Artes de Marvila, que apresentei na ultima assembleia de freguesia, e que o PCP sugeriu a sua suspensão por ser uma optima ideia e que podia ser desenvolvida em conjunto. O PS que agora é do contra só por ser do contra votou logo.. contra, destruindo logo à nascença esta excelente ideia.

    A proposta foi do Bloco de Esquerda
    O PCP absteve-se pois gostava de participar nela, melhorando-a.
    o PSD votou a favor
    o novo líder de bancada do PS votou logo contra.
    Como o PS têm a maioria absoluta na freguesia a proposta foi chumbada.

    AL

    ResponderEliminar
  40. AL é verdade que agora estás do lado do direita?
    Fico preocupado.
    E também já és deputado municipal? (acima diz que tens apresentado a ideia em diversas assembleia municipais). Parabéns! Fico contente.

    ResponderEliminar
  41. Mas o senhor percebeu perfeitamente que se tratava dum lapso de escrita (pretendia-se dizer "de freguesia"). Ainda bem.
    MB

    ResponderEliminar
  42. «AL é verdade que agora estás do lado do direita?»

    Falso..!!


    AL

    ResponderEliminar
  43. Eu tambem acho isso, mas as notícias acima é de que estás ao lado do PSD e voltas sempre com eles.
    Tem cuidado, não te deixes enrolar. Ou será que já te esqueceste do Santana?

    ResponderEliminar
  44. Onde está voltas é votas.

    ResponderEliminar
  45. E´ao contrario; o PSD é que tem votado sempre as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda. E´ lá com eles.
    Nesta ultima assermbleia não foi excepção, sendo que PSD tambem apresentou algumas propostas para melhorar a parte das novas tecnologias da junta e isso foi votado em larga maioria.
    TUDO o que for em prol da freguesia naturalmente devemos apoiar, não sofremos de cegueira politica, temos clarividencia e não somos como o partido socialista em Marvila que não anda a apresentar qualquer proposta e que então, de uma forma desorientada e insegura, opta por votar contra só por votar contra. O PS em Marvila começa a ficar esfrangalhado (refiro-me a sua bancada na assembleia de freguesia)e começam a haver sinais e muitas hesitações, sobre as tomadas de posição do seu novo lider na hora de votar..

    AL

    ResponderEliminar
  46. E tal como muito bem disse o António Lage, o Bloco em Marvila aprecia as propostas - sejam elas apresentadas pelo CDS, PSD ou PCP - e vota exclusivamente em função dos interesses de Marvila e não se perturba com questões dessa índole. Quem vota em nós sabe perfeitamente que não trairemos os interesses dos nossos concidadãos. Antes pelo contrário, sabe que pode contar conosco; desde logo, no caso das rendas apoiadas do Bairro das Amendoeiras e dos Loios. Fizemos questão de levar a questão à Assembleia da República onde se encontra. Outro exêmplo: a intervenção da PSP no caso (ainda mal explicado)da morte do rapper Snake de Chelas.
    Temos ideias e convicções,
    cremos na mudança,
    somos uma Esquerda de confiança!

    MB

    ResponderEliminar
  47. De onde veio este extra-terrestre que assina MB?
    Certamente não deve saber onde é Marvila nem conhece Marvila.
    Um conselho simples: peça à Junta o mapa da utilização do Salão a que o senhor chama "salão de festas"; compreenderá que foi mal informado, embora acredite que isso é coisa que pouco lhe interessa. É unica a sua fixação: dizer mal e nada fazer.

    ResponderEliminar
  48. Oi moço ...que cara mal educado!

    MB

    ResponderEliminar
  49. MB, és um palermoide, que apenas conspurcas qualquer discussão com as tuas provocações reles e com a tua falta de educação.
    Lá no fundo és como aqueles meninos, parvos todos os dias, que se julgam engracadinhos.
    Passa um bom fim de semana e, na Casa do Alentejo, pergunta aos Senhores de Cuba qual a razão para a exsitência de presos politicos na ilha. Ou tens medo?

    ResponderEliminar
  50. A Parábola do Grande Azelha:

    Conta-se a história de um homem que num campo de golfe tentava acertar numa bola, mas falhava, acertando repetidamente num monte onde havia um formigueiro. Finalmente, uma das formigas assumiu o comando e disse: "Sigam-me!. "Mas vamos para onde?", disse outra formiga". A primeira formiga apontou para a bola de golfe à frente delas e respondeu: "Para ali, que este gajo é um azelha!

    Esta história lhe diz alguma coisa ?

    MB

    ResponderEliminar
  51. Nota: Deve ler-se "diz-lhe".
    MB

    ResponderEliminar
  52. MB dedeca-te à pesca, que talvez tenhas algum futuro. Como humorista és um falhado.

    ResponderEliminar
  53. Roga-se a fineza de os ilustres comentadores não porem tantos comentários nos posts do Blocodemarvila.

    E´que de acordo com o nosso plano de crescimento este blog não pode ainda estar a crescer a este nível tão elevado.
    Obrigado

    AL

    ResponderEliminar
  54. Entretanto ... o matagal não para de crescer no referido local! Áh!.. hoje a desculpa é ...

    MB

    ResponderEliminar
  55. Vai paetar para lá e ele ficará diminuido.
    Que pare a cretinice.

    ResponderEliminar
  56. Pst!! Já não cove meus senhores!

    MB

    ResponderEliminar
  57. Ok. Assim já está bonito!
    MB

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.