quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Desemprego pode chegar aos 11 por cento



A taxa de desemprego em Portugal pode chegar aos 11 por cento este ano, descendo ligeiramente para os 10,3 por cento em 2011, de acordo com as previsões do FMI. Segundo a análise dos indicadores económicos, o FMI estima que a taxa de desemprego pode acelerar para os 11 por cento este ano, depois de já ter ultrapassado os 10 por cento no final de 2009.

9 comentários:

  1. Pensava eu que a maior riqueza era o trabalho.
    Tão facilmente esquecem os velhos ensinamentos!

    ResponderEliminar
  2. Não pode existir trabalho sem emprego, embora (às vezes) a contária seja também verdade! Terminológicamente "emprego" significa apenas "trabalho remunerado". Trata-se do dispêndio de energia (física ou intelectual) que alguém coloca ao dispor de outrém (empregador, como agora se diz!), em contrapartida do seu salário. Todavia, este nunca poderá ser justo, pois se o fosse não haveria lucro. Logo, não haveria capital, logo não havia capitalismo, logo ... enfim!
    MB

    ResponderEliminar
  3. A sua justificação parece uma cacafonia, conversa para am.
    Se o bloco é conta as empresas - pelo menos em Marvila é - digam lá quais as soluções que propoem para que hajam mais empregos. Ums sabemos nós: utilizar ao máximo o aparelho do estado para arranjar tachos para o bloco, mas é pouco, são necessárias outras soluções. Digam quais.

    ResponderEliminar
  4. O Bloco em Marvila não é contra as empresas. Em Marvila é contra que seja o proprio executivo da junta a preocupar-se com foruns empresariais para decidir sobre a freguesia. Isto é uma ideia tipica de direita, a de criar carteis económicos. E neste caso, numa freguesia, o executivo devia de andar a gerir a freguesia e não plenários de empresas.. e muitos debates e muitos foruns. Tudo muito teorico mas que no fundo, em Marvila e no TERRENO, continua tudo na mesma.
    Como dizia Marx "os teoricos passam o tempo a interpretar o mundo, o problema, porêm, é transformá-lo".

    AL

    ResponderEliminar
  5. Marx disse isso? onde é que leu isso?

    ResponderEliminar
  6. É verdade. Disse isso mesmo
    AL

    ResponderEliminar
  7. Mas diga onde o leu? Vá à procura do livro.

    ResponderEliminar
  8. Bom já que V gostava mesmo de saber, vou-lhe dizer. Tem que ler uma coisa que se chama "Teses sobre Feuerbach".
    Vale a pena.

    ResponderEliminar
  9. Aproveite o fim de semana para o fazer. Encontrará a obra em causa na feira do livro da Estação do Oriente - Edições Avante.
    "Quem lê mais sabe mais". Boas leituras!
    MB

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.