domingo, 10 de abril de 2011

Islandeses rejeitam pagar dívida de banco falido



Os islandeses rejeitaram em referendo, pela segunda vez, reembolsar o Reino Unido e a Holanda em 3,9 mil milhões de euros - o dinheiro que estes governos pagaram aos seus cidadãos que investiram na conta Icesave de um dos bancos islandeses que faliu em 2008.

Os depósitos de estrangeiros foram reembolsados por estes governos – 3,9 mil milhões de euros – que agora os querem cobrar a Reiquiavique. O acordo agora rejeitado permitia escalonar o pagamento da dívida até 2045, com uma taxa de juro de 3,3 por cento ao Reino Unido e de três por cento no caso da Holanda. Em Março de 2010, um acordo muito mais desvantajoso tinha já sido rejeitado pelos islandeses em referendo. 

“Eu sei que isto provavelmente nos vai prejudicar internacionalmente, mas vale a pena marcar uma posição”, disse à Reuters Thorgerdun Asgeirsdottir, um barman de 28 anos, depois de depositar o seu voto no edifício da câmara municipal de Reiquiavique. “Não tive culpa nenhuma nestas dívidas, não quero que os nossos filhos tenham de pagar por elas. Prefiro que isto seja resolvido em tribunal”, disse Svanhvit Ingibergs, 33 anos, que trabalha numa casa de saúde. Ler mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.