terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mais virtudes que defeitos

.
Era oriundo de famílias aristocráticas e descendente de flamengos. O pai deixou de lhe pagar os estudos e deserdou-o. Trabalhou, dando lições de inglês para poder continuar o curso. Formou-se em Direito. Foi advogado, professor, escritor, político e deputado. Foi também vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Foi reitor da Universidade de Coimbra. Foi Procurador-Geral da República. Passou cinquenta anos da sua vida a defender uma sociedade mais justa. Com 71 anos foi eleito Presidente da República. Disse na tomada de posse: "Estou aqui para servir o país. Seria incapaz de alguma vez me servir dele..."
.
Recusou viver no Palácio de Belém, tendo escolhido uma modesta casa anexa a este. Pagou a renda da residência oficial e todo mobiliário do seu bolso. Recusou ajudas de custo, prescindiu do dinheiro para transportes, não quis secretário, nem protocolo e nem sequer Conselho de Estado. Foi aconselhado a comprar um automóvel para as deslocações, mas fez questão de o pagar também do seu bolso. Este Senhor era Manuel de Arriaga e foi o primeiro Presidente da República Portuguesa.
.

1 comentário:

  1. SÓCRATES DESTA VEZ NÃO MENTIU…MAS NINGUÉM O LEVOU A SÉRIO
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    NÃO TENHO TALENTO PARA PRIMEIRO MINISTRO.

    Pedro Quartin Graça

    Engenheiro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia Primeiro Ministro? Não! Primeiro, porque não tenho talento e as qualidades que um Primeiro deve ter.Segundo, porque ser Primeiro Ministro é ter uma vida na dependência mais absoluta de tudo, sem ter tempo para mais nada. É uma vida horrível e que eu não desejo. Ministro é o meu limite. Aceitei pagar este preço. Mas nada mais do que isso.

    16 de Setembro 2000

    È uma quase desconhecida entrevista do então Ministro José Sócrates à revista DNA do Diário de Noticias. Dez anos depois Portugal redescobre a verdade dita pelo próprio José Sócrates. Não tem talento e qualidades para ser Primeiro Ministro.16 de Setembro de 2000, uma data que merece mesmo ficar para a História.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.