O País que costumava ser apontado pelo capitalismo como um caso de sucesso paradigmático (a par da Islândia) e que detinha a pomposa alcunha de Tigre Celta da economia encontra-se agora em risco considerável de vir a ser uma espécie de nova Atlantida da Europa, pois as hipóteses de incumprimento da sua divida por má gestão politica dispararam para níveis preocupantes, levando a que as agências baixassem o rating da Ilha para categorias pouco animadoras e como se não bastasse colocaram a mesma em outlook negativo..
A Irlanda entra agora nos cuidados intensivos , possui neste momento um dos maiores deficites do mundo (alguns analistas prevêem que ultrapasse os 20% deficit em 2010) além de ter uma das maiores taxas de desemprego da Europa 13%. A divida Publica já passa em muito os 100% do PIB e o peso das exportações é manifestamente insuficiente.
É por esta situação que a Irlanda se encontra no top 10 dos países com maior risco de incumprimento do mundo (Portugal acabou de entrar novamente para tão "prestigiado" top. Vide semelhanças nos indicadores).
A Irlanda está nos cuidados intensivos e o problema é que nos cuidados intensivos o risco dos que lá estão de serem contagiados é maior, sobretudo nos mais frágeis como é o caso de Portugal.
No fundo, se a Irlanda, tal como a Grécia afundasse nós afundaria-mos também.
Rezemos então para que as agências de rating venham a ser um pouco benevolentes para com esta Ilha à beira do abismo nos próximos tempos, (coisa pouco provável), é que desse modo poderemos continuar entretidos com a nossa tão apreciada fanfarronice politica praticada pelo centrão e a empurrar os problemas do País com a barriga.. até que a Irlantida um dia faça knock knock à nossa porta e nos convide de uma forma muito doce a irmos para junto dela, lá bem no fundo... do mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.