segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A bater no fundo

Alemanha, País fustigado e arrasado por uma guerra mundial, chega ao início deste século a dar lições de governação e a puxar pela economia europeia. Hoje, com um PIB, em período de crise, a crescer acima dos 2% ao ano vê agora a taxa de desemprego cair para níveis da década de 90.. Um dos pib´s mais altos da Europa com uma das taxas de desemprego mais baixas da Europa.
Forma da economia: Qualificação;bons salários; exportações de qualidade e valor acrescentado para todo o mundo.
E nós?
Somos do clube dos pigs, e temos a politica dos baixos salários e da exploração da mão-de-obra barata (onde um ministro vai à china gabar-se da mão de obra barata que são os portugueses). Temos a maior descrepancia entre os que mais ganham e os que menos ganham, chegando ao ponto de o administrador do banco de portugal ganhar estratosfericamente mais que O presidente da maior economia do mundo Barack Obama, ou muito mais que o presidente da reserva federal americana. E este é apenas um dos casos.
O resultado está à vista:
Ao contrário do paradigma económico alemão, Portugal com a sua estratégia de miséria e baixos salários tem arrastado o País para um dos maiores défices que há memória e uma das maiores taxas de desemprego das ultimas décadas. A situação é explosiva.
Ao contrário da super Alemanha, Portugal está prestes a bater no fundo e  isso devemos  agradecer inequivocamente ao centrão e aos seus "patrióticos" politicos..
País ao fundo, fanfarrões ao alto.

2 comentários:

  1. E os que escrevem estes disparates, sem qualquer explicação ou contextualização, não são fanfarrões?
    Além de fanfarrões (aquela figura mesquinha que tudo sabe e os outros são sempre uns palermas) são ignorantes.

    ResponderEliminar
  2. Que esperar do centrão do tango e de quem o dirige desde Cavaco a socrates afinal oriundos da mesma familia laranja. Um com uma visão do mundo que não passava além de Boliqueime o outro do vale da burra subindo na vida como qualquer vendedor de banha da cobra, sempre protegido pela mãozinha do PGR e da mulher do Maximino. Em qualquer outro pais não sendo o do Bokassa este sugeito já tinha sido julgado.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.