quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

É um regalo para os olhos


Diz a lenda, que o rei para alegrar a sua rainha (que andava triste por não ver neve) mandou plantar milhares de amendoeiras, que ao florirem imitariam a neve. O que é facto é que as amendoeiras em flor, em Foz Côa (por exemplo) são de referência mundial, tal é o efeito da sua beleza e fazem-se excursões nesta altura, com várias carreiras, para ver esse magnífico espectáculo que são as Amendoeiras em Flor. Quer no norte quer no Algarve. Agora também possível no Bairro das Amendoeiras, Marvila, Lisboa.
.
Marvila é composta em boa parte por pessoas que vieram do Norte, onde esta árvore floresce, e foi com base no reencontro dessas gentes com um pouco das suas origens, que o Bloco de Esquerda em pleno Outono escaldante de 2006 - altura em que os moradores do Bairro das Amendoeiras continuavam a luta pela restituição das suas casas - fez surgir a ideia de "colocar na Av. Dr. Augusto Castro, várias destas belíssimas árvores." Apresentada na Assembleia de Freguesia, alguns meses depois (tempo para amadurecimento e aferição da viabilidade da ideia) foi ali aprovada por unanimidade e a Junta de Freguesia ousou implementá-la.
.
Hoje, passados 3 anos, dá gosto ver as amendoeiras da Rua Dr. Augusto Castro e como são uma mais valia no local e para os moradores do Bairro das Amendoeiras em particular. Que todos os cidadãos de Lisboa possam desfrutar deste magnífico espectáculo das amendoeiras em flor ... no Bairro das Amendoeiras.

Bloco de Esquerda de Marvila
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.